Devido à estiagem, foi decretada situação de emergência em 56 municípios do Sertão de Pernambuco. O decreto Nº 42.222 foi assinado na última quinta-feira (8) pelo governador Paulo Câmara e publicado noDiário Oficial de Pernambuco na sexta-feira (9).
Entre as cidades relacionadas que estão sendo afetadas pela seca estão Afrânio,Araripina, Belém do São Francisco,Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Granito ,Lagoa Grande, Moreilândia, Orocó,Ouricuri, Parnamirim, Petrolina, Salgueiro,Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista,Serrita, Terra Nova, Trindade e outros 36 municípios pernambucanos.
A decisão permanece em vigor 180 dias. A iniciativa é importante para que não haja interrupção dos programas sociais e da assistência humanitária, desenvolvidas tanto pelo Governo do Estado, como pelo Governo Federal.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), nos meses de outubro e novembro não vão ocorrer chuvas significativas, apenas devem surgir no mês de dezembro, que é a estação chuvosa do Sertão. O fenômeno El Niño provoca efeitos no Semiárido, inibindo as chuvas.
Ainda segundo a Apac, os reservatórios do Sertão devem continuar baixos com a falta de chuvas. Atualmente, estão com 6% da capacidade em total de acumulação, ou seja, somando todos os reservatórios do Sertão, ele está com 6%. Nos últimos quatro anos, os números vêm caindo consideravelmente.