Encerra no dia 13 de dezembro o prazo para a revisão cadastral dos beneficiários do bolsa família na cidade de Petrolina. O recadastramento é destinado às famílias que estão há mais de 2 anos sem atualizar as informações no cadastro único para programas sociais do Governo Federal ou estão com o benefício bloqueado. Na cidade mais de 3 mil famílias estão nessa situação e devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), das 7 às 13h, para fazer a atualização cadastral.
Segundo o Diretor Gestor do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único de Petrolina, Albany Pereira, o processo cadastral teve início em Julho de 2013 e vai até o dia 13 de dezembro. "O atendimento é feito a partir das 7h da manhã através de distribuição de senha. É voltado apenas para as famílias que estão no processo de revisão cadastral e que estão sendo notificadas com correspondência do Governo Federal", explica Albany.
As famílias que precisam fazer a revisão cadastral de 2013 receberam mensagens nos extratos de pagamentos e cartas de convocação. A moradora do Assentamento Água Viva II, Lourdes Barros, de 70 anos, relata que fez atualização dos dados sem complicações. Houve apenas uma demora no atendimento. "Cheguei às 6h da manhã e estou saindo agora às 10h20. Mas, eu consegui renovar o meu bolsa família", diz.
A espera de Adelaide Martins Duarte, 28 anos, que mora no bairro Henrique Leite foi maior. "Cheguei as 5h da manhã. Eu recebi a senha às 7h e estou aguardando há mais de cinco horas", Relata Adelaide
O recadastramento acontece em três situações diferentes. Para fazer a atualização dos dados o responsável pela família (titular do cartão bolsa família) necessita ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou título de eleitor.
Os responsáveis por famílias indígenas e quilombolas podem levar qualquer outro documento de identificação de validade nacional.
O último caso é para o restante dos beneficiários, que precisam dos seguintes documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão administrativa de nascimento do indígena (rani), CPF, carteira de identidade; carteira de trabalho e previdência social ou título de eleitor.
Outros documentos podem ser levados no momento do recadastramento para melhorar a qualidade das informações do cadastro, como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e adolescentes na escola e carteira de trabalho e previdência social.
Serviço
Hora de atendimento: 7h às 13h
Local: SEDEST: Rua Valério Pereira, 515, Centro
Telefone: (87) 3862-9224 ou (87) 3867-4164
Inserção: Manoel Eufrázio